07 junho 2006

o Google e a análise sintática empírica

Já ficou em dúvida sobre a forma correta de uma frase? O certo é in the next week ou on the next week? Que tal consultar o Google? Tudo o que você vai precisar é:

-um par de parênteses
-uma barra vertical: |
-um asterisco

O asterisco serve como um coringa. Exemplo: nessa época tão patriótica de Copa do Mundo, que tal saber algo sobre o Brasil? Procure no Google por isso: eu gosto do Brasil *. Você vai ficar sabendo que tem gente que gosta desse país por tudo ser obrigatório ou por ele ser demogágico (!!??), seja lá o que isso for.

Os parênteses e a barra vertical podem ser explicados de uma vez só: os primeiros agrupam e a barra vertical serve como o operador ou. Junto com o asterisco isso tudo pode matar a dúvida inicial, procurando no Google por (in|on) the next week *. Por esse método empírico você vê qual é forma que é usada geralmente, que provavelmente deve ser a certa.

Tente outras frases pra brincar. Por exemplo, menas coisas ou menos coisas? Essa busca deve mostrar que a maioria ainda escreve certo: (menas|menos) coisas *. Mas não se anime, ainda tem muita besteira pela rede: menas coisas *, o pessoal gostaram *, dar um geito *, etc.

Nenhum comentário: