14 agosto 2007

Jogos: Damas e as jogadas perfeitas

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Alberta desenvolveu um programa de computador para jogar damas, não somente para jogar damas, mas também para ganhar de qualquer um neste planeta. Seguindo a mesma filosofia implantada no Deep Blue, o gigantesco computador da IBM, desenvolvido para bater ninguém menos do que Garry Kasparov, considerado o melhor jogador de todos os tempos, o programa estuda todos os movimentos possíveis no tabuleiro (500 bilhões de bilhões de possíveis movimentos) e conseguem agora realizar o jogo perfeito, ou seja, independente de quem comece sempre será empate.

Por ser um jogo mais simples que o Xadrez, foi possível para o programa Chinook estudar todos os movimentos das damas, algo bem mais difícil de se obter com o xadrez devido aos diferentes movimentos que cada peça realiza.

Eu acho legal essa idéia de estudar jogos, é claro que não tem graça nenhuma jogar com programas de computadores perfeitos, mas estudar com eles para melhorar cada vez mais o jogo é bastante interessante.

via Reuters

Nenhum comentário: