01 fevereiro 2007

Software: Instalando o Ubuntu pelo Windows.


Sou usuário do Linux há muito tempo. Lembro que a primeira vez que usei ainda era o Conectiva Guarani 3.0, uma verdadeira raridade. Difícil de instalar, tinha que configurar tudo na mão, monitor, placas de vídeo e rede, era uma dor de cabeça, mas divertido ao mesmo tempo.

Hoje a instalação ficou bem mais fácil, com janelinhas e praticamente tudo sendo detectado muito fácil. Mesmo assim o pessoal do Ubuntu está tentando facilitar a vida dos usuários de Windows que pretendem conhecer a turma do pingüim.

Existe um projeto, ainda em fase experimental para criar um arquivo que poderá ser executado no Windows, algo do tipo install.exe e que servirá para instalar o Linux sem maiores dores de cabeça. Se isso vai funcionar ainda não sei, mas é mais uma boa tentativa para atrair fãs para o sistema operacional do Linus.

3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
giovano disse...

o mandrake 5 rodava do windows! na verdade criava uma partição virtual no hd dentro do windows e reiniciava a máquina, num funcionamento muito parecido com os live CD's de hoje, só que era a partir de um arquivo .exe que vinha no cd... devo ter em casa ainda o cd original que veio na PCMaster. Outro linux com essa funcionalidade que não vingou foi o Corel Linux...

Colato disse...

A diferença é que esse instalador pretende particionar e instalar o Linux e não somente abrir uma janela como acontece com a maioria dos Linux que possuem um arquivo que é executado ao ser colocado no Windows.