29 janeiro 2007

Dica: criando um avi a partir de um DVD no Linux

Hoje em dia existem dezenas de meios pelos quais um usuário caseiro pode copiar um DVD no computador. Pessoalmente eu prefiro o DVDShrink, mas muitas vezes não queremos copiar o conteúdo inteiro do DVD, mas somente o filme e num formato mais compacto, como o avi por exemplo. Mesmo para essa tarefa há diversos programas disponíveis na internet, porém nenhum deles é tão eficaz, em minha opinião, quanto o mencoder (codificador e decodificador do Mplayer) do Linux. Ainda não aprendi a utilizá-lo completamente, mas com uma lida rápida no manual já se pode criar um arquivo avi de boa resolução sem muito esforço.
Seguem exemplos:

1 - Criando um avi com certos capítulos (no caso do décimo ao décimo quinto) do segundo título do DVD. O título pode ser escolhido pela observação dos tamanhos dos arquivos contidos no diretório VIDEO_TS do DVD, o maior é o filme:

mencoder dvd://2 -chapter 10-15 -o title2.avi -oac copy -ovc lavc -lavcopts vcodec=mpeg4

2 - Criando o avi com reescalonamento da tela (utilizando scale=x:y)

mencoder dvd://2 -vf scale=640:480 -o title2.avi -oac copy -ovc lavc -lavcopts vcodec=mpeg4

3 - Agora reescalondando de outro jeito (com o -zoom - xy evita distorção, pois fica 512 de largura pela altura correspondente)

mencoder dvd://2 -vf scale -zoom -xy 512 -o title2.avi -oac copy -ovc lavc -lavcopts vcodec=mpeg4

4 - Aumentando a quantidade de bits por segundo no avi através do vbitrate (quanto mais, melhor e maior é o arquivo avi)

mencoder dvd://2 -o title2.avi -oac copy -ovc lavc -lavcopts vcodec=mpeg4:mbd=1:vbitrate=1800

5 - Com outro codec (mjpeg em vez de mpeg4 ou lavc)

mencoder dvd://2 -o title2.avi -oac copy -ovc lavc -lavcopts vcodec=mjpeg:mbd=1:vbitrate=1800


Nesses comandos o -oac é o "audio codec" ou decodificador de audio e copy significa que o audio será copiado integralmente; o -ovc é o decodificador de vídeo, sendo que o melhor é o lavc; o -o indica qual é o arquivo de saída. Para saber quais são os codecs instalados basta digitar "mencoder -oac help" para o audio e "mencoder -ovc help" para o video. Os demais itens são parâmetros relativos aos codecs, mas não vou explicar aqui se não vira um livro...

Nenhum comentário: