06 dezembro 2006

Os casos mais curiosos de problemas de perda do HD - Parte 1

Como faz todos os anos, a Ontrack, empresa especializada em recuperação de dados, listou os dez casos mais estranhos, incomuns ou engraçados enfrentados pela companhia. Na relação deste ano entre as causas mais curiosas estão desde quedas de laptops de helicóptero, maquinário incendiado e até uma banana que, foi colocada em cima de um HD, e que acabou de alguma forma vazando e emporcalhando o interior do HD. Como são muitos os casos curiosos vou postar em dois dias os dez casos mais estranhos de 2006, segundo votação interna da Ontrack.

10º lugar: No ar, literalmente

Funcionários de uma companhia global de telecomunicações trabalhavam em Mônaco dentro de um helicóptero e deixaram o laptop cair para fora da aeronave. A Ontrack conseguiu recuperar arquivos vitais que estavam na máquina e os enviou via servidor de FTP para uma reunião em Hong Kong no dia seguinte.

9º lugar - Lavando dados
Num vôo de Londres a Varsóvia, um passageiro colocou na mesma bolsa seu laptop e os artigos de higiene pessoal. Infelizmente, o xampu vazou e "melou" tudo que havia na bolsa, inclusive o laptop, e o HD falhou. Para recuperar todos os dados, os engenheiros da Ontrack tiveram que fazer uma "lavagem" no equipamento - limparam o disco rígido e outros componentes, para colocar o drive em funcionamento.

8º lugar - Sem graça
O famoso comediante britânico Dom Joly, apresentador e co-criador do programa Trigger Happy TV, derrubou seu laptop e danificou o disco que guardava 5 mil fotos, 6 mil músicas, metade de um livro que ele estava escrevendo e todas as colunas antigas que ele escrevera para um jornal. A Ontrack ficou sabendo da história lendo uma coluna escrita por Joly, entrou em contato com ele e conseguiu recuperar tudo.

7º lugar - Resgatando a pesquisa
Uma prestigiada universidade britânica sofreu uma perda catastrófica de dados depois de um incêndio no departamento de ciência da computação em uma manhã num final de semana. O fogo, a fumaça e (depois) a água utilizada pelos bombeiros para apagar o incêndio danificaram seriamente os computadores. A Ontrack foi chamada e conseguiu resgatar os 30 micros e recuperar mais de um terabyte de dados.

6º lugar - Cuidado: banana
Um cliente deixou uma banana velha em cima do seu disco rígido externo que estava em operação e o resultado foi que o conteúdo da banana foi parar dentro do drive, arruinando os circuitos. O drive poderia não funcionar mais, mas a Ontrack conseguiu limpá-lo e reparar a placa de circuito, assim o drive rodou tempo suficiente para se conseguir recuperar os dados. A banana, entretanto, não pôde ser recuperada.

Amanhã postarei os últimos cinco caso mais estranhos de acidentes envolvendo perda de dados do HD relatados pela Ontrack.

Fonte: Terra

Tags: perda de dados, Ontrack, recuperação de dados, HD

Um comentário:

Anônimo disse...

afff...

seria um bom post, nao tivesse voce copiado das noticias do terra
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI1284657-EI4799,00.html
12:45 - 5 de dezembro

tu é um palhaço;
faiz tuas propia materia invez de copia dos otro