05 outubro 2006

Serviços: Buscador de códigos, mais uma novidade da Google

Já tinha algum tempo que não postava nada sobre a Google, né. Pois é, mas ela tem mais uma novidade muito massa para nós internautas. A Google desenvolveu um mecanismo de busca especializado em encontrar códigos de software disponíveis publicamente na web, o Google Code Search.

O buscador de códigos tá estreiando hoje (quinta-feira, 05/10), a intenção é ajudar programadores profissionais, desenvolvedores por hobby e entusiastas dos códigos a encontrar mais facilmente códigos na grande rede mundial.

Segundo Tom Stocky, gerente de produto do Google, o atual buscador geral Google pode encontrar links para arquivos com códigos, mas não indexa as linhas de código propriamente ditas daqueles arquivos. Nestes casos, os desenvolvedores têm que baixar os arquivos para seus computadores para explorar o código.

A nova ferramenta de busca, Google Code Search, foi criada para inspecionar mais a fundo e retornar resultados contendo trechos do próprio código, simplificando o processo de localização.

Ainda segundo Tom Stocky, a decisão de construir o sistema de buscas de códigos partiu, segundo o executivo, do desejo do Google de ajudar desenvolvedores externos considerados peças fundamentais no aprimoramento de serviços online, como buscas de mapas, e no aumento da sua popularização.

Tags: Google, Google Code Search, buscador de códigos, Tom Stocky

Nenhum comentário: