09 outubro 2006

Hardware: Hitachi Maxell desenvolve disco de armazenamento ultrafino

Olha só que massa. Apesar de ainda não ter planos para comercialização, a Hitachi Maxell acabou de completar o desenvolvimento da tecnologia de um disco ótico ultrafino que pode levar ao desenvolvimento de cartuchos de dados capazes de armazenar Terabytes de informação.

O dispositivo, chamado de Stacked Volumetric Optical Disc (SVOD), tem menos de um décimo de milímetro de espessura e é neste aspecto que se diferencia dos concorrentes CD, DVD e discos de laser azul, todos com 1,2 milímetro de espessura.

Segundo Akira Ijichi, do departamento de vendas de mídia da companhia, estes discos podem ser agrupados para formar um grande repositório de dados em um pequeno espaço.

Ainda segundo Ijichi, a Hitachi Maxell prevê que cartuchos com 100 discos deste tipo terão poucos centímetros e oferecerão uma capacidade total de 470 Gb. Para proteger os dispositivos, cada disco é envolvido por uma capa dentro do cartucho.

Fazer com que os discos sejam tão finos, contudo, tem seu preço. Os discos são flexíveis, mas os sistemas de discos óticos exigem um disco rígido para que o laser mantenha o foco na superfície do disco. Para contornar o problema, a Hitachi Maxell colocou dentro de cada drive um pedaço de vidro de 0,6 milímetros no qual há furos. O ar passa pelos furos, fazendo com que o disco flexível fique colado à superfície, tornando-o liso.

O disco marca uma nova abordagem, diferente de muitos competidores, que estão voltados a aumentar a capacidade de armazenamento utilizando tecnologias mais complicadas. O HD DVD e o Blu-ray Disc oferecem maior capacidade por meio de bits de armazenamento menores e a próxima geração de sistemas em desenvolvimento confia na tecnologia holográfica.

Tags: disco ultrafino, Hitachi Maxell, Blu-ray, HD DVD, CD, DVD, laser azul, terabytes

Um comentário:

Anônimo disse...

mô 10. Imagina só poder guardar todos os filmes que são socializados na internet...num pequenu espaço da estante...ehehehehe