18 outubro 2006

Hardware: Classmate PC x notebook de 100 doláres

Acho que todo mundo conhece o projeto One Laptop Per Child (OLPC) de Nicholas Negroponte. Projeto que desenvolveu o protótipo de um notebook de 100 dólares que será usado por estudantes em países em desenvolvimento.

Agora chegou a hora do revide dos concorrentes. A Intel apresentou dois modelos de seu notebook de baixo custo, o Classmate PC, na última terça-feira (17/10), durante o Intel Developer Forum, em Taipé - Taiwan.

A Intel planeja lançar, no primeiro semestre de 2007, esses notebooks a um preço estimado de 400 dólares. Assim como o notebook de 100 doláres, o destino desses notebooks são os países de baixa renda como parte da iniciativa World Ahead Program.

O programa educacional da Intel vai além do projeto do notebook de 100 doláres, e pretende oferecer recursos no hardware, treinar professores para que possam educar os alunos e construir internet sem fio em países emergentes. Segundo a Intel, 3,6 milhões de professores já foram treinados até o momento.

Tags: Intel, Classmate PC, notebook de 100 doláres, One Laptop Per Children, World Ahead Program

4 comentários:

Pac disse...

vale lembrar que o notebook de "100 doláres", vai custa em torno de 450 doláres para consumidor normal, ou seja... que não fizer parte do programa OLPC. Sendo assim, para consumidores normais, eu acho que vale a pena analisar o Classmate PC da Intel.

Yoshio disse...

É isso aê: inclusão digital a sociedade carente.

Pac disse...

bom mesmo... só espero que isso seja levado até o fim... e que beneficie a quem realmente precisa

Anônimo disse...

reparem bem na foto... o cara tava jogadu paciÊncia.... vê se pode uma coisa dessas...que mico..