15 setembro 2006

Tecnologia: Vida imita a arte, surge a primeira mulher biônica

Quem ai lembra do seriado da Mulher Biônica? Bom eu lembro, e como eu gostava dessa série, era muito massa. Muitas vezes dizemos... que a vida imita a arte, não é? Pois bem, vemos só mais essa agora. Claudia Mitchell cortou um filé pela primeira vez --- desde que perdeu um braço em um acidente de motocicleta, dois anos atrás --- graças a seu novo braço "biônico". Mitchell, 26 anos, é a primeira mulher a receber um braço experimental, que redireciona os nervos seccionados de forma a enviar sinais cerebrais aos motores eletrônicos da prótese.

Ela faz parte de um grupo de seis pacientes que estão testando o braço, em desenvolvimento pelo Rehabilitation Institute of Chicago. Com a prótese que usava anteriormente no braço, Mitchell só podia executar uma tarefa de cada vez - ou estender o cotovelo, ou abrir a mão. E ela precisava se concentrar em flexionar o músculo peitoral ou o trícepes para movimentar o braço. Segundo Mitchell ela precisava pensar que a mão dela estava lá. Agora, e depois pensar no músculo que ela deveria acionar. Agora, basta pensar no movimento.

Assim como admite o Dr. Todd Kuiken, o aparelho ainda "é um tanque de guerra". Atualmente ele pesa cinco quilos, e um motor se estende bem além do ombro de Mitchell, com cabos e partes mecânicas, incluindo um dos seis motores, claramente visíveis.

Legal isso não acham? Acredito que a medicina e a ciência estão no caminho certo, e com a velocidade de desenvimento de novas ligas e materias espero que braços e outros membros biônicos mais leves, possam ser desenvolvidos para devolver a independência daqueles que sofreram com amputações.

Tags: braço biônico, Claudia Mitchell, mulher biônica

Um comentário:

Anônimo disse...

legal esse post, quando era mais novo eu acreditava que partes biônicas do corpo já estivessem mais desenvolvidos por volta de 2006. Bom.. mas eu esperava que carros voassem... então não dá para levar muito a sério meu pensamento.