18 setembro 2006

Notícia: Coiotes, comam poeira...

A IBM partiu para a ignorância. Atualmente a gigante dos computadores está construíndo seu mais novo "supercomputador mais rápido do mundo", que será cerca de quatro vezes mais rápido do que o atual, o BlueGene/L, também da IBM. Esse novo supercomputador será chamado "Roadrunner" (o nome original do Papa-léguas, aquele desenho da Warner).
A maquininha será composta por 32 mil processadores, sendo 16 mil convencionais (para supercomputadores) e 16 mil "celulas" de Playstation 3 (cada célula é composta por oito processadores e uma central, com velocidade total de 256GHz). A velocidade de pico do "Roadrunner" será de 1,6 PHz (Petahertz). Para compreender o absurdo do número, coloque quinze zeros à direita dele e leia. Esse é o número de operações que o conjunto fará em um segundo. Ou pra ser mais evidente, ele equivale a algo em torno de um milhão de PC's dos mais rápidos colocados em paralelo. Muito massa.

Tags: IBM, Roadrunner, PS3



2 comentários:

Anônimo disse...

esse RoadRuner ta me lembrando o super computador do livro "fortaleza digital"... ehehehehe. mas imagina só, se eles fazem isso e divulgam... que tipo de super computador eles não fazem na surdina, né não?

giovano disse...

é... mas o roadrunner é pra uso militar, assim como qualquer coisa que tenha igual porte. por isso nem sempre fazem propaganda