28 agosto 2006

Console + Utilidade Pública: uso do PlayStation 3 no combate de câncer e Mal de Alzheimer.

Olha só que coisa massa e ao mesmo tempo incomum, o console PlayStation 3, da Sony será utilizado no projeto Folding@Home. Quando ligado à internet e sem uso, o videogame poderá realizar simulações de enrolamento de proteínas, que serão mandadas para o departamento de química da Universidade de Stanford, em um sistema conhecido como computação distribuída.

O Folding@Home segue a linha do projeto Seti@Home, que desde 1999 usa tempo ocioso de computadores para analisar dados que possam indicar a existência de inteligência extra-terrestre. Em cada videogame ocioso integrante do projeto, é estimado que cerca de 100 Gigaflops sejam processados, no que será chamado Cure@PS3 e que ajudará a dar mais agilidade às pesquisas realizadas pelo departamento.

Entre as metas de pesquisa do programa estão a compreensão de doenças como o Mal de Alzheimer e o câncer. Para conhecer melhor o Folding@Home, visite o site oficial do projeto, em inglês, em folding.stanford.edu, ou ainda o grupo português de apoio Portugal@Folding, em portugalfolding.org, que traz notícias relacionadas ao projeto e programas para quem quer participar do mesmo através de seu computador.


Tags: Playstation 3, Sony, Mal de Alzheimer, Seti@Home, Folding@Home

3 comentários:

Anônimo disse...

o termo certo é enrolamento de proteinas, ou enovelamento ?

Philipe disse...

Vou te falar. Meu sonho é que um multimilionário humanista resolva DAR DE GRAÇA um playstation 3 pra quem quiser, desde que mantenha o sistema de cálculo do projeto genoma ligado durante a madrugada, quando o aparelho não estiver em uso.

Colato disse...

O termo certo é enovelamento de proteínas.