19 maio 2006

Lançamento do primeiro laptop Vaio com tecnologia Blu-ray

Uma gerra muito massa que está para iniciar, a guerra de tecnologia. A Sony anunciou que o primeiro laptop do mundo equipado com o drive de DVD de próxima geração no padrão Blu-ray estará disponível a partir de junho, no Japão, um mês depois do lançamento, pela Toshiba, de notebooks equipados com um drive compatível com o formato rival HD-DVD. O conglomerado japonês de eletrônica e entretenimento espera vender seu laptop Vaio com drive Blu-ray por cerca de 400 mil ienes (cerca de 2,8 mil euros, equivalente a R$ 7,65 mil). O computador de mesa equipado com Blu-ray deve custar o equivalente a R$ 8,53 mil.

A tecnologia Blu-ray, da Sony concorre com o formato HD-DVD, da Toshiba, pela liderança no multibilionário mercado de aparelhos e drives de discos ópticos de alta definição. O cerne dos dois formatos é o laser azul, que tem comprimento de onda inferior ao do laser vermelho usado nos equipamentos de DVD atuais, o que permite que os discos armazenem dados em densidade maior, um requisito necessário em caso de filmes e programas de TV de alta definição.

Batalha semelhante à guerra dos formatos de fitas de vídeo VHS e Betamax que causou grande confusão entre os consumidores no final dos anos de 1970 à metade dos de 1980.

Agora é esperar e ver quem ganha essa parada.

Tags: sony, toshiba, blu-ray, hd-dvd

Nenhum comentário: